01/07/2011 – Carteira de motorista grátis para população de baixa renda

Governador assina o programa CNH Social

O programa Carteira Social foi lançado esta manhã  no Palácio Anchieta e  vai permitir que 10 mil pessoas tirem a carteira de habilitação de graça, até 2014, no Espírito Santo. Só este ano, serão mil beneficiados. Alunos da rede pública com bom desempenho escolar, trabalhadores desempregados há pelo menos dois anos, beneficiários do programa Bolsa Família, egressos e liberados do sistema penitenciário serão beneficiados.  O secretário de Assistência Social Rodrigo Coelho disse que o programa vai oferecer uma ferramenta para a inserção do trabalhador de baixa renda. Para o governador, o programa vai atender as pessoas carentes  dando alternativa as pessoas que realmente precisam.  “Essa é a nossa linha de governo.”  O deputado federal Paulo Foletto participou do lançamento  e disse que o CNH Social é um programa de Governo que tem por finalidade facilitar o acesso à primeira habilitação. “É mais uma ação concreta do governo estadual em prol de uma sociedade mais justa e sustentável. Vamos acabar com a miséria no ES”.

Anúncios

101 comentários Adicione o seu

  1. luan disse:

    Raul achou muito bom… Isso já começou ?

    1. paulofoletto disse:

      Prezado, esse projeto do Governo Casagrande é realmente muito bom. Vai começar logo. Veja a reportagem aqui mesmo no blog.

  2. keila disse:

    quando poderemos fazer a inscricao

    1. paulofoletto disse:

      Prezada, na reportagem do blog tem o calendário com essa e outras informações. Mas você também pode entrar no site do Detran-ES.
      O endereço eletrônico do Detran também está na reportagem.

  3. jamilly disse:

    gostei muito nem todos tem condição !!!!

  4. claudineia disse:

    nossa fiquei muito feliz quero muito e o meu sonho

  5. carlos antonio disse:

    carlos achei muito boa esse projeto vai beneficiar muita gente prabens

  6. Gilson disse:

    se o valor fosse bem menor, e as taxas cobradas pelo detran tambem seria facil.
    o ES eh um dos estados em que a taxa eh uma das mais caras do Brasil.
    se eles fazem esse programa eh mais que obrigaçao afinal somos nos mesmo que vamos pagar a carteira no final das contas pq pagamos impostos.

    1. paulofoletto disse:

      Prezado Gilson,
      sem entrar no mérito do valor das taxas, é importante destacar que mesmo que fossem mais baixas muitas pessoas não teriam
      condições de tirar o documento porque nâo têm renda. Por isso o projeto de CHN gratuita é importante: vai beneficiar pessoas que poderão
      ter o documento inclusive para trabalhar. Você diz que é obrigação e acrescentamos: isso é justiça social!
      Assessoria parlamentar.

  7. luciana rodrigues eleoterio disse:

    E a pessoa que estuda em escola publica tem nota boa e completa 18 anos em 13 de agosto

    1. paulofoletto disse:

      Luciana,
      a legislação sobre CNH é federal. Se a lei só permite que se comece o processo para obter Carteira Nacional de Habilitação a partir dos 18 anos completos, tem que ser assim. É o que vale para todo mundo.

    2. oi!!!!
      tenho 18 anos…
      estudo em escola pública… tenho baixa renda e gostaria bastante de obter a minha CNH!!!
      como e onde posso fazer minha escrição ???

      1. paulofoletto disse:

        Diego, a inscrição acabou há algum tempo. Mas o Programa CNH Social voltará agora em 2012. É importante que você fique atento ao calendário de inscrições no site do Detran: http://www.detran.es.gov.br Aproveite e leia o regulamento para ficar por dentro dos critérios e de como é feita a seleção.
        Boa sorte e feliz Ano Novo!

  8. oky disse:

    gostei do projeto só reprovei a parte ( egressos e liberados do sistema penitenciário serão beneficiados) fala sério esses bandido aki no E.S. ja ganham um dinheiro bom sem trabalhar quando são preso ainda vai da carteira de graça, acho que esses governadores querem ser bozinhos demais a cabam perdendo a noção, vão deixa os bandido experti na fuga da policia srsrsrsrsr

  9. gostaria de saber como fazer minha inscrição,aguardo informação.

    1. paulofoletto disse:

      Prezado,
      entre no site do Detran-ES: http://www.detran.es.gov.br

  10. valdirene disse:

    boa noite.
    gostaria que me esclarecesem uma duvida, eu trabalho de carteira assinada porem recebo um salario minino, eu terei direito na carteira?

    obrigada

    1. paulofoletto disse:

      Bom dia!
      Existem vários critérios para a concessão do benefício. Um deles é a renda familiar que não pode ser maior que dois (02) salários mínimos. Se este é o seu caso você tem boas chances! Importante destacar que nesta primeira etapa serão concedidas mil (1.000) permissões para fazer o curso e as provas, mas somente para quem mora na Grande Vitóra. Mas também existem outros critérios a serem cumpridos. Leia a reportagem completa que lá tem todas as informações ou entre no site do Detran: http://www.detran.es.gov.br

  11. Fernanda Pereira Conceição disse:

    Boa tarde,
    Me chamo Fernanda,achei o novo programa bem criativo e necessario pois nem todas as pessoas conseguem adquirir sua carteira de habilitação justamente por não terem condicão financeira.Gostaria de esclarecer também uma dúvida,as inscrições de agora no ano de 2011 serão só para moradores de Vitória ou para todos que têm interesse?E quando estará disponivel para os moradores do Norte do Estado,e se as inscrições serão no ano que terá em cada lugar?

    1. paulofoletto disse:

      Fernanda,
      este ano só para quem mora na Grande Vitória. No ano que vem será divulgadoos calendário dos demais municípios. Veja a reportagem aqui mesmo no blog.

  12. Deisilan disse:

    só pode fazer o adquirir a habilitação que tem o ensino médio completo?
    quem estudou só até o 5° ano pode também?

    1. paulofoletto disse:

      Só pode tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quem estiver de acordo com a lei federal. Entre as exigências que sempre foram feitas está a idade mínima de 18 anos completos, ser alfabetizado, etc.
      Quanto ao projeto de CNH Social que é do Governo do Estado foram estabelecidos outros critérios, que são sociais exatamente para beneficiar pessoas carentes. Tem a renda FAMILIAR que não pode ser maior que dois salários mínimos. Se o candidato for estudante de escola pública, tem boas notas e sua família não ganha mais que dois salários mínimos por mês, também pode se inscrever. Não há exigência de ensino médio completo. Leia a reportagem aqui do blog com atenção e veja que está tudo explicado.

  13. vera lucia batista disse:

    eu ganho um salario minimo. nao resebo bousa familia. eu posso tira minha carteira

    1. paulofoletto disse:

      Senhora,
      para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é preciso, primeiro, cumprir a lei federal: ter mais de 18 anos, ser alfabetizado, etc.
      Para se inscrever no programa CNH Social do Governo do Estado e ser selecionado para fazer o curso de motorista no Centro de Formação de Condutores (antiga auto escola) é preciso se enquadrar em alguns critérios como a senhora mesma citou. O critério Bolsa Família é apenas uma das condições estelecidas pelo Estado. O Outro é a renda. Veja bem: a renda FAMILIAR não pode ser maior que dois salários mínimos. Se este é o seu caso, pode se inscrever. Depois será chamada para apresentar os documentos que comprovam a renda familiar. Importante dizer também que nesta primeira etapa só poderão se inscrever moradores de Vitória, Serra, Cariacica, Viana e Vila Velha. Para moradores dos demais municípios só a partir do ano que vem.
      Boa sorte!

  14. jovelana alves correa disse:

    eu achei uma boa ideia pois omeu sonho e ter habilitação mais eu não tenho condições de pagar pois eu ganho pouco eu sou cadastrada no pograma bolsa familia

    1. paulofoletto disse:

      Boa sorte!

  15. lidiane disse:

    quero saber se a gente faz inscrição lá no Detran ou pelo site mesmo

    1. paulofoletto disse:

      Lei a reportagem com atenção: a inscrição é SÓ pelo site.
      Aqui no blog, no final da reportagem, tem os links.
      Boa sorte!

  16. Maycon Soare Rocha disse:

    belo projeto ,pode beneficiar muitas pessoas desempregada

  17. SHEILA LOPES disse:

    qual documento nescessario p fazer inscrição?
    qual tipo de comprovante escolar que presciso?

    1. paulofoletto disse:

      Leia com atenção a reportagem do blog e no final da matéria tem dois links: clique no que entra direto na cnh social e leia o regulamento.

  18. sergio da silva disse:

    pois eu trabalho de carteira assinada pois nao conseguir preencher o formulalario pois so tem a opçao de desempregado bolsa familia estudante e egresso o que fazer me responda por favor

    1. paulofoletto disse:

      entre no site do Detran-ES: http://www.detran.es.gov.br
      e veja os telefones para contato.
      Boa sorte!

  19. muito bom vai poder ajudar muitas pessoas que precisam e naum tem condiçoes de tirar a carteira isso e que esta no caminho certo eu tenho certeza que muitas pessoas vao poder usufruir dessa oportunidade.

  20. Bruno disse:

    Deputado Paulo Foleto!!!

    A ideia da doação das carteiras de habilitação é realmente uma inovação!!! Uma excelente medida!!! No entanto, assim como outros programas de valorização ao cidadão, espero que essa iniciativa não seja EXCLUSIVA e sim INCLUSIVA a todos porque percebo que muitos assim como eu, acabam sendo excluídos de determinados benefícios, em virtude de premissas mal elaboradas. Para que o senhor possa entender melhor essa é minha situação: Tenho 28 anos, estou desempregado mas em muitos programas do governo, não são elegíveis a mim. Embora a minha mãe que é uma senhora pensionista e que recebe apenas o suficiente para manter o caro plano saúde que possui e para pagar as dívidas básicas de uma família, infelizmente não possui condições para poder me ajudar a financiar uma carteira de habilitação. Eu nunca estudei em escolas públicas, nunca fui bolsista 100%. Entretanto, estudei em escolas que favoreceram meu finado pai a pagar, para que eu pudesse ter acesso a uma educação de qualidade e isso faz com que eu não tenha direitos a programas de educação tais PROUNI, NOSSA BOLSA e isenção em processos seletivos de instituição federal. Infelizmente por eu estar hoje desempregado não pude dar continuidade a minha faculdade. O que percebo é que para o Estado, eu teria condições de bancar todas esses custos. No entanto, hoje, não é minha realidade. Espero que o senhor como deputado federal, também interceda por pessoas tais como eu, que são vistas pelo governo como bons de situação, mas que na verdade, estão sendo excluídos das oportunidades do governo.

    1. paulofoletto disse:

      Prezado, compreendo sua situação e sei que há outras centenas, talvez milhares de pessoas na mesma situação. Quanto a CNH Social, é importante dizer que o Governo não está fazendo DOAÇÃO de carteira. Haverá inscrição, seleção com base nos critérios amplamente anunciados e os selecionados vão para a auto-escola (centro de formação de condutores) para cumprir todas as exigências da Lei do Trânsito. Ou seja, terão que fazer as aulas teóricas, as aulas práticas, as provas teórica e prática e os exames médico e psicotécnico como todo cidadão, inclusive correndo os trisco de não serem aprovados.O objetivo do Estado é que ao conseguir tirar sua carteira de habilitação, o cidadão possa obter um emprego, como motorista por exemplo. Por isso o programa é chamado CNH Social.
      Um abraço.

  21. ingrid rodrigues disse:

    como faço para me cadrastar nesse progama.

    1. paulofoletto disse:

      Favor procura o site do Dentran. Lá você terá as informações necessárias. http://www.detran.es.gov.br/

  22. leticia de souza disse:

    quero muito tirar a minha carteira

  23. Ana Paula disse:

    Olá..

    Eu estou tirando a minha carteira de motorista, porém só de uma posso esta participando para tirar a outra ?

    1. paulofoletto disse:

      Ana Paula,
      o primeiro critério é a renda familiar, que não pode ser superior a dois (02) salários mínimos. Depois tem os demais requisitos e você, ao se inscrever, deve escolher apenar um. Veja a reportagem publicada aqui no blog, no último dia 19 e no final da matéria tem o link do programa CNH Social, onde vai conhecer melhor o regulamento e, caso se enquadre, fazer sua inscrição.

  24. gostei da oportunidade que vcs estao dando para as pessoas de baixa renda tirar a carteira porque para mim vai ser um grande sonho e sempre tive vontade de realizar esse sonho.lauricea

    1. paulofoletto disse:

      Chanele.
      este é um programa do Governo do Estado.
      Boa sorte!

  25. Ana Paula disse:

    Olá novamente…

    Sim eu já li a matéria antes, mas mesmo assim não me foi esclarecida, por isso a minha dúvida, terceiros me disseram que eu não poderia esta fazendo a inscrição por eu esta tirando minha carteira, porque se eu fizer estaria sendo cancelada, eu estou tirando a B e com o projeto gostaria de esta tirando a A; me encaixo em um dos requisitos, mas esta é a minha pergunta : Posso tirar a B mesmo estando tirando a A ?

    Obrigada *-*

    1. paulofoletto disse:

      Prezada,
      Não temos como esclarecer sua dúvida porque este é um blog parlamentar e a reportagem postada é uma forma de prestarmos serviço à comunidade. Questão técnica só mesmo com o Detran-ES e você mesma diz que foi informada por terceiros que, neste caso, teria sua inscrição para CNH Social cancelada.
      Nosso entendimento também é que se você já está tirando a CNH de forma particular, é porque pode arcar com o custo.
      Entretanto, você tem que avaliar! Se a renda FAMILIAR em sua casa for menor que dois (02) mínimos e você se enquadrar em UM dos demais quesitos, estará apta a se inscrever. Mas veja bem: dezenas, centenas de pessoas estão fazendo a inscrição e claro, haverá seleção com base nas informações que estão no regulamento do Programa CNH Social. Se acreditar que vale à pena tente. A inscrição é gratuita mesmo!

  26. Bruna Soares Dal'Col disse:

    ola minha tia ta querendo fazer a inscrição para tirar carteira só que a mulher do Ecotran falou com ela que as inscrições acabou hoje… ela quer saber como q faz p ela se inscrever pela net ou se ja acabou as inscrições mesmo? ela ta precisando da carteira .E de Ecopranga E-S..

    1. paulofoletto disse:

      A pessoa interessada deve consultar o site do Detran-ES onde vai ler o regulamento e fazer a inscrição, se for o caso.
      Anote o site para entrar direto: http://www.cnhsocial.es.gov.br/apresentacao/
      Quanto ao período de inscrição para o interior do Estado, se não achar no regulamento, disque 154

  27. Ana Paula disse:

    Ok..obrigada =)

  28. Flávio Fernandes Ferreira disse:

    eu recebo um salário mínimo e minha esposa o salário comercial…será que posso me inscrever no CNH popular…e oq quer dizer “engresso” em uma das opções de cadastro?

    1. paulofoletto disse:

      Prezado Flávio, o seu salário e de sua esposa somados nâo podem ser maior que dois (02) salários mínimos (ou seja, R$ 1.090,00). Se a renda familiar estiver nesse valor você estará na faixa da inscrição, mas precisa, ainda, se enquadrar em UM dos demais critérios.
      Quanto a “egresso” significa “que saiu”. No caso do programa CNH Social, é para egresso do sistema prisional – pessoa que cumpriu pena e já está em liberdade (e necessita se reinserir no mercado de trabalho).

  29. marira jordalia naascimento disse:

    gostaria de tirar minha carteira de motorista neste plano do governo.

  30. Ana Paula disse:

    Oláá..rs

    Paulo esta carteira é para que quer exercer na profissão de motorista ? Uma amiga me disse isso..mas não é o que me parece, mas é para quem quer ser motorista ou tirar no geral ?

    1. paulofoletto disse:

      O objetivo é que as pessoas beneficiadas tenham mais uma opção de empregabilidade. Por isso o nome do programa é CNH Social. Veja no regulamento como será feita a concessão da CNH.

  31. washington moreira disse:

    Bom dia! me chamo washington
    E gostaria de saber se a CNH Social é só pra quem é morador da Capital Grande vitória.
    Porque é o meu maior sonho tirar carteira desde criança sonho em dirigir, mas nunca tive condições de pagar nem parcelndo porque nunca sobra dinheiro, na minha casa moram 6 pessoas, temos renda familiar de 300 á 350 por mês mas mal dá para pagar as contas e a dispesa da casa gostari aque o programa chegasse para outras cidades como a que eu mora em Bom jesus do Norte.

    1. paulofoletto disse:

      Prezado, o programa CNH Social, como o próprio nome diz, tem como principal objetivo qualificar o trabalhador. Ou seja, com a carteira de habilitação o cidadão poderá buscar emprego como motorista ou outra profisão que exija o documento. Por isso os critérios para a seleção são rigorosos.
      Outra coisa: o programa é para o Estado todo, não apenas a Grande Vitória. Se você se enquadra nos critérios do regulamento vale às pena se inscrever. Boa sorte!

  32. ivone duarte santana disse:

    achei muito inteligente esta proposta pois p/ quen tem baixa renda era muito dificil tirar habilitaçao muita gente gastava oque nao podia e ainda reprovava

    1. paulofoletto disse:

      Prezada Ivone,
      o objetivo do Governo do Estado, que criou o programa CNH Social, é promover inclusão e dar oportunidade a quem precisa. Com o documento muitas pessoas terão condições de entrar no mercado de trabalho em profissões como motorista ou outras que exigem a Carteira. Mas vale ressaltar que os candidatos selecionados para o programa vão passar por todas as etapas que o Código Nacional de Trânsito exige e só serão habilitados os que forem aprovados nas aulas, provas e exames.

  33. tales rony ramos disse:

    eu preçiso de uma cartera de habilitaçao por favor

    1. paulofoletto disse:

      A chance é agora. Se estiver dentro dos critérios do programa CBH Social, se inscreva para concorrer na seleção, fazer o curso e ser aprovado nos exames.

  34. muito bom esse programa pena que é só para quem é morador de vitoria.

    1. paulofoletto disse:

      Prezado, é para todo o Estado.
      Este ano serão mil (1.000) CNH’s: metade para a Grande Vitória e metade para
      os demais municípios. Entre no site do Detran e veja o regulamento.
      Mas só até amanhã.

  35. flaviane rosa da costa disse:

    ola prezados queria saber se quem numcatrabalhou de carteira assinada pode tirar carteira gratuita

    1. paulofoletto disse:

      Tire sua dúvida com o Detran-ES: tel 154.
      Mas lembre-se, hoje é o último dia de inscrição.

  36. onde faço a minha ecrição?

    1. paulofoletto disse:

      O prazo encerrou dia 02.

  37. Lourdes Mila disse:

    Obrigada pela oportunidade!
    Quando fiquei sabendo já tinha terminado o prazo das inscrições.
    Por favor me informe se abrirão novas inscrições ainda neste ano.
    Obrigada
    Lourdes

    1. paulofoletto disse:

      Obtenha mais informações no site do Detran-ES: http://www.detran.es.gov.br ou pelo telefone 154.

  38. grazieli disse:

    meu nome e grazieli ,e eu gostaria de saber se eu .posso tira a carteira de habilitacao, eu tenho o bolsa familia e quando eu posso tira, eu morro em colatina.

    1. paulofoletto disse:

      Essa informação você deve buscar no Detran-ES. Ligue 154 ou entre no site: http://www.detran.es.gov.br

  39. mariana disse:

    Parabéns pelo projeto
    sou estudante e me formo esse ano, preciso tirar a carteira, mas não tenho condiçoes e sei que a carteira vai influenciar diretamente eu conseguir um emprego

    1. paulofoletto disse:

      Mariana,
      é importante dizer que este é um projeto do Governo Renato Casagrande, que nós apoiamos integralmente,
      Boa sorte!

  40. silvana disse:

    como faço pra achar o link para me escrever nesse programa???sou autônoma e casada,a renda do meu esposo é contada??obrigada

    1. paulofoletto disse:

      Senhora, a renda exigida é a familiar. Mas entre no site do Detran para conhecer o regulamento e saber outras informações sobre o Programa CNH Social. http://www.detran.es.gov.br

  41. Joab disse:

    Como faser para ter uma c.de abilitasao gratis

    1. paulofoletto disse:

      Senhor,
      o programa CNH Social é do governo do Estado, mas realizado pelo Detran. Entre no site http://www.detran.es.gov.br
      para saber todas as informações sobre a concessão da carteira de Habilitação e boa sorte!

  42. NEILA COSTA CARVALHO disse:

    gostaria de saber se quen ja tem podera trocar de categoria des deja obrigada?

    1. paulofoletto disse:

      Tire sua dúvida no link do Programa CNH Social, no site do Detran. Lá vai encontrar o regulamento e os critérios para a seleção. http://www.cnhsocial.es.gov.br

  43. Michele Xavier Batista Lopes disse:

    Boa Tarde!

    Paulo Foletto, eu gostaria de saber qual será o dia em que vocês irão colocar o nome das pessoas que forão escolhidos no site, pois dei uma olhada aqui e não vir, pode me ajudar?

    Desde já obrigada.

    Att.

    Michele Lopes

    1. paulofoletto disse:

      Prezada senhora,
      imaginamos que a sua pergunta é sobre a CHN Social. Portanto, informamos que a obrigação de divulgar a lista dos selecionados é do Detran-ES. Se entrar no site do Detran e ler o regulamento vai saber quando sairá a lista. O cronograma (calendário) do Projeto está lá.
      http://www.cnhsocial.es.gov.br

      Boa sorte
      Assessoria

  44. Geni Sant Anna disse:

    Essa proposta de habilitação social, não chegará ao Rio de Janeiro?

    1. paulofoletto disse:

      Este é um projeto do Governo do Estado do Espírito Santo. Tão bom que poderia ser copiado pelo Estado do Rio de Janeiro.
      Fica a dica para o Governo do seu Estado!

  45. Emanuel disse:

    meu sonho ter uma carteira tb pois posso trabalhar

  46. charles disse:

    tomara que confirma mesmo porque só falao

    1. paulofoletto disse:

      Prezado, não entendemos? Confirmar o quê? Só falam sobre o quê? Pode ser mais específico?

  47. Gilberto Souza disse:

    Boa tarde, gostaria de uma informação.
    Durante toda minha vida estudei em ESCOLA PÚBLICA com excelentes médias, terminando o ensino médio em 2007. E sou beneficiário do PROUNI (Programa Universidade para todos), onde fui contemplado com uma bolsa numa universidade particular. Eu poderia estar participando do processo de seleção do CNH SOCIAL???

    Certo que serei respondido, desde já agradeço!

    1. paulofoletto disse:

      Prezado, leia o regulamento do Programa no site do Detran ( http://www.detran.es.gov.br ) ou diretamente no link da página: http://www.cnhsocial.es.gov.br Vai tirar todas as suas dúvidas nesse link. Um abraço.

    1. paulofoletto disse:

      Para tirar a primeira Carteira Nacional de HABILITAÇÃO ou renovar a categoria pelo Programa CNH Social você deve se inscrever para participar da seleção. Mas terá que ficar atenta aos novos períodos de inscrição. De vez em quando entre no site do Detran e veja se tem novidades: http://www.detran.es.gov.br

  48. margarete disse:

    quero saber isso e so mais um papo de politico por que ser nao for e milagre de deus ……………..agora cabe a vçs provar o contrario

    1. paulofoletto disse:

      Não entendemos o que está querendo dizer ou insinuar. Imaginamos que não tenha acompanhado o noticiário porque se buscar informações vai saber que o Programa CNH Social, criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo em 2011, já está em funcionamento. E se quiser concorrer ao benefício deve ficar atenta para os prazos de inscrição e seleção. Uma dica é consultar SEMPRE o site do Detran, que é o órgão responsável pelo benefício. Este ano terá de novo! Anote: http://www.detran.es.gov.br Neste site também tem um telefone: Disque Detran 154 onde pode obter informações.

  49. leonardo disse:

    ver quantos pontos tenho na carteira

    1. paulofoletto disse:

      Essa é uma informação que você só consegue no site do Detran: http://www.detran.es.gov.br

  50. gostaria de saber se as carteira de abilitação gratuita vai favoreser as pessoas Rio Grande Do SUL

    1. paulofoletto disse:

      Senhora,
      o programa CNH Social é do Governo do Estado do Espírito Santo. Portanto, só atende aos capixabas que moram aqui e se enquadram nos critérios estabelecidos para a concessão do benefício. Nosso Governo ficará muito honrado se outros Estados brasileiros quiserem adotar esse Programa tão importante para os trabalhadores que não podem pagar para tentar uma CNH.
      Atenciosamente,
      Assessoria Parlamentar.

  51. como posso tirar uma de moto, pois já tenho uma de veiculo clase B, o que fazer

    1. preciso com urgência destas informações, por favor, peço uma resposta.

      1. paulofoletto disse:

        O senhor deve entrar no site do Detran e ler o regulamento do Programa CNH Social. Lá vai encontrar todas as informações necessárias. Anote o site: http://www.detran.es.gov.br

  52. MUITO BOM E PRECISO MUITO DA MINHA CARTEIRA DE HABILITACAO. VAI SER OTIMO PORQUE TEM MUITAS PESSOAS QUE REALMENTE NAO TEM CONDIÇOES.

  53. Dayane Nascimento de Oliveira disse:

    Muito bom..

  54. e muito bom graças á deus estou esperando muito por esse momento, e meu presente de final de ano pois preciso muito só que no momento naõ estou em condições..me ajude me presenteando com á minha .. bjosssssssssss..

  55. EU TAMBEM VAI FACILITAR DEMAIS NO MEU TRABALHO…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s