04/07/11 – Carteira de motorista de graça para capixabas

Foto: Ricardo Nespoli

O Programa de Habilitação Gratuita (CNH Social) lançado pelo governo do Estado quer facilitar o acesso à primeira habilitação nas categorias “A”, “B”, “AB”, “D” e “E” e nos casos de mudança de categoria para cidadãos de baixa renda. Poderão se inscrever pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos que estiverem desempregadas há mais de 02 (dois) anos; beneficiários do Programa Bolsa Família; egressos do sistema prisional e alunos da rede pública de ensino que tiverem boas notas.

O projeto vai atender 10 mil pessoas até 2014, mas começa agora. Este ano serão emitidas 1.000 CNH`s, sendo 500 para a Região Metropolitana (Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Vitória) e outras 500 para os municípios do interior do Estado. O custo das carteiras será pago pelo Governo do Estado, por meio do Detran/ES. A partir do ano que vem serão emitidos 3.000 documentos por ano, até 2014, num total de 10 mil CNH`s.

Inscrição

As inscrições deverão ser feitas no site do Detran-ES  entre 20 de julho até 02 de agosto. Os candidatos serão selecionados nos dias 08 e 09 de agosto, e de 15 a 26 de agosto deverá ocorrer a etapa de comprovação dos documentos. A lista dos nomes selecionados está prevista para sair entre os dias 29 de agosto a 06 de setembro, quando os beneficiados receberão uma autorização para procurar um Centro de Formação de Condutores próximo de sua residência e efetuar a matrícula.

Nesta primeira etapa, metade das 1.000 CNH`s será para quem vai tirar a primeira habilitação e a outra metade para mudança de categoria. Neste último caso 80% das 500 vagas serão para quem quiser obter a categoria “D” (ônibus) e 20% para categoria “E” (carreta).

Outras informações no sitewww.detran.es.gov.br

Anúncios

200 comentários Adicione o seu

  1. joao carlos pereira da silva disse:

    é apartir de q idade que pode fasser essa carteira??

    1. paulofoletto disse:

      A lei é uma só: carteira de motorista só a partir dos 18 anos completos.

    2. rayan ramos souza disse:

      estou estagiando, posso tirar minha carteira??

      1. paulofoletto disse:

        Para conhecer o regulamento e tirar suas dúvidas sobre o Programa CNH Social, entre no site http://www.detran.es.gov.br

  2. Jonathan Fontana Chaves disse:

    Mas por exemplo faço dezessete anos no que vem, e menores podem iniciar a carteira até 4 meses antes de completarem 18, eu por exemplo em julho do ano que vem, já posso iniciar o pedido da permissão?

      1. marcos ramos disse:

        presiso da carteira para mim trabalhar eu sou desempregado preciso muito da carteira [ab]

  3. mysllany disse:

    Mais tem que ta desempregado ?

    1. paulofoletto disse:

      Podem se inscrever aqueles que estiverem comprovadamente desempregados há mais de 02 (dois) anos, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do sistema prisional e alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar.

      Em todos os casos citados o candidato deverá, obrigatoriamente, ter renda familiar de até dois salários mínimos.

  4. Jonathan Fontana Chaves disse:

    “alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar.” estes necessitam ter mais de 18 anos ou as leis ainda vigoram no sentido de que permitam que 4 meses antes de completarem 18 já iniciem seu ingresso?

    1. paulofoletto disse:

      Jonathan,
      O que o Governo do Estado está realizando é um projeto social, que visa dar oportunidade às pessoas que precisam tirar o documento e não têm dinheiro. Por isso foram estabelecidos e divulgados os critérios sobre quem pode ser beneficiado com a oportunidade.
      Quanto às exigências legais para obter a CNH não muda nada. Os candidatos terão que passar por todo o processo como se fossem particulares: ter idade mínima de 18 anos, fazer todas as aulas teóricas e trânsito, fazer as provas, os exames médicos, serem aprovados em tudo, conforme manda a lei federal.
      Boa sorte!
      Assessoria parlamentar

    2. paulofoletto disse:

      Jonathan, o Detran pode responder melhor sua pergunda , por favor entre em contato.

  5. moro em mantenopolis-Es da pra mim tirar a carteira?

    1. paulofoletto disse:

      SIm, desde que você se enquadre nos critérios estabelecidos. Entretanto, este ano o projeto atenderá a cinco municípios da Grande Vitória. A partir do ano que vem, até 2014, o projeto será estendido ao interior do Estado.

  6. vera disse:

    boa noite meu nome e vera e sou aposentada e gostaria de saber seu eu tambem posso participar desse programa do governo pois nao condiçoes de pagar para tirar habilitaçao

    1. paulofoletto disse:

      Senhora,
      qualquer pessoa que se enquadre em algum dos critérios para tentar o benefício pode participar, desde que seja maior de 18 anos.
      Boa sorte.

  7. Pamela disse:

    A pessoa tem que ser estudante ou pode ter sido estudante de escola publica???

    1. paulofoletto disse:

      A pessoa tem que se enquadrar em algum dos critérios estabelecidos pelo programa CNH Social.
      Entre no site do Detran e busque as informações que necessita: http://www.detran.es.gov.br

  8. deverson disse:

    paulo foletto eu to trabalhamdo mas nao tenho condiçoes para paga uma carteira de motorista poque eu ainda to pagando meu veiculo gostaria se eu podesse participa desse progama eu ainda estudo na escola publica se tiver como vc deixar um recardo no meu email por favo preciso muito dessa oportunidade é a unica chance q eu tenho anote ai se pode
    deversonlemos_25@hotmail.com

    1. paulofoletto disse:

      Prezado Deverson,
      o programa do Governo do estado estabeleceu alguns critérios para conceder a Carteira de Habilitação. Um desses critérios é o candidato estar desempregado há mais de dois anos, No site do Detran você fica sabendo outras informações. http://www.detran.es.gov.br
      No lado direito da tela, embaixo, tem um link chamado “Programa de Habilitação Gratuita”. Veja lá.
      Um abraço.

  9. ana cristina b .costa disse:

    gostaria de saber como posso adquirir minha carteirqa de habilitação é gostaria de saber quando poderei me escrever pois tenho 41anos estou muito pois estou desmpregada há mais de 5 anos estou só fazendo bico bom obrigao por tudo

    1. paulofoletto disse:

      Veja bem: é preciso se inscrever, apresentar a documentação necessária e ser selecionada. Existe um calendário para cada uma dessas etapas e critérios para a concessão do benefício. Na reportagem aqui mesmo no blog nós publicamos essas informações. Quanto ao período de inscrição também está escrito na reportagem, mas podemos antecipar que será gratuita e por meio da internet. Boa sorte!

  10. fabricia pereira disse:

    os criterio do gorveno estabeleceram algumas condiçoes para as pessoa poder tirarem a cateira,dentre uma delas e esta desempregado a mais de dois anos.Agora eu te pergunto e quem nunca trabalhou de carteira assinada e continua desempregado pode tirar a abilitaçao?

    1. paulofoletto disse:

      Prezada, quem nunca trabalhou é porque está desempregado. Então é uma condição que se encaixa no critério estelecido!

  11. Jane Pereira Oliveira da Silva disse:

    Tenho 37 anos, fui atendente de lanchonete atualmente. As vezes faço unhas quando aparece cliente, isso é, raramente. Moro em Cachoeiro de Itapemirim ES e gostaria muito de ter a minha habilitação. Quero saber se posso e quando posso participar desse programa de habilitação gratuita. Meu e mail: janepereira_jane@hotmail.com Obrigada que DEUS te abençõe Deputado Paulo Foletto.

    1. paulofoletto disse:

      Prezada Jane,
      o programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social do Governo do Estado estabeleceu alguns critérios para a concessão do benefício.
      É importante deixar claro que haverá comprovação de documentos e seleção dos candidatos. Também é importante dizer que as exigências do Código Nacional de Trânsito como idade mínima de 18 anos, alfabetização, provas, exames, tudo isso fica mantido.
      Bem, mas voltando ao projeto CNH Social, neste primeiro momento sua cidade não será contemplada. Só a partir de 2012 o programa chega ao interior do Espírito Santo. Entre no site do Detran, leia a reportagem e tire suas dúvidas. http://www.detran.es.gov.br

  12. Patrícia Souza disse:

    Gostaria de saber se posso participar desse programa, tenho atualmente 17 anos, faço 18 no inicio do ano que vem, sou aluna da rede estadual publica e não trabalho. Posso me increver no programa? Quais são os criterios para a seleção?

    1. paulofoletto disse:

      Para ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é preciso ter 18 anos completos. Isso é lei federal. Portanto, você só poderá se inscrever para tentar uma CNH Social após completar 18 anos e aí sim, terá que se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado. Aqui mesmo no blog, se ler a reportagem com atenção, vai saber quais são os critérios.

  13. gideao costa de oliveira disse:

    estou fixado e ganho menos de 2 salarios minomos , mesmo assim posso tirar a habilitaçao social?

    1. paulofoletto disse:

      Prezado Gideão,
      se você recebe menos de dois salários mínimos por mês e esta é a única renda de sua família, pode se inscrever para tentar conseguir o benefício.
      É importante dizer que nem todas as pessoas que se inscreverem vão receber a carteira: primeiro é preciso ser selecionado e depois fazer auto escola e
      todas as provas (teórica e de trânsito) e exames médico e psicológico. O governo não vai e nem pode dar carteira a ninguém. O que o Governo do Estado está fazendo é proporcionando uma chance para que as pessoas que se enquadrarem nos critérios sociais sejam beneficiadas.

  14. adriano disse:

    eu trabalho e ganho menos de 2 salarios ,gostaria de saber se tenho possi bilidade participa ,pois é minha primeira vez.

    1. paulofoletto disse:

      Adriano,
      se a renda familiar for de até dois salários mínimos, pode sim. Mas é importante dizer que a inscrição não garante o benefício. Após a inscrição haverá comprovação dos documentos e seleção dos que ganharão o direito de fazer as aulas na auto escola (centro de formação de condutores), as provas, os exames médicos – tudo o que a lei federal para tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) exige.

  15. Deisilan disse:

    Quando começa as inscrições?

    1. paulofoletto disse:

      A previsão é dia 20. Mas dê uma conferida no site do Detran.
      http://www.detran.es.gov.br

  16. marina disse:

    paulo foletto quando vai ser para colatina???

    1. paulofoletto disse:

      Marina favor entrar em contato com o Detran-ES http://www.detran.es.gov.br/_conteudo/2011/07/2240-governo+lanca+programa+cnh+social.html” rel=”nofollow”>Detran, por favor.

  17. Clarissa disse:

    Paulo Foletto, pessoas que nunca trabalharam podem se escrever? e alunos com bolsa, no meu caso faço um curso superior mais como bolsa 100%, posso me escrever?

    1. paulofoletto disse:

      Clarissa,
      a principal exigência do programa do Governo do Estado é a renda familiar. Ou seja, a renda da família não pode ser maior que dois (02) salários mínimos. Além disso os candidatos devem atender às exigências da lei federal que define quem pode tirar Carteira Nacional de Habilitacão (CNH): idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado e brasileiro nato.

    2. paulofoletto disse:

      Clarissa,
      para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é preciso, primeiro, cumprir a Lei Federal: ter mais de 18 anos, ser alfabetizado, brasileiro nato, etc.
      Pelo programa CNH Social do Governo do Estado, além das exigências da Lei Federal, é preciso saber a renda familiar. Se sua família tiver uma renda de até dois (02) salários mínimo pode, mesmo que nunca tenha trabalhado. Aliás, estar sem emprego também ajuda.
      Boa sorte

  18. maria das graças martins sperandio disse:

    boa noite, para mim e motivo de muita alegria de esta comunicando com pessoas que se preocupa ajudar pessoas carentes, inclusive eu estou intereçada tirar a minha carteira de motorista, e nunca tinha condiçoês por eu esta depender do meu esposo, e ele e salariado

  19. gleicy disse:

    A idéia é muito boa!
    Eu sou de Linhares,tem previsão ou uma data específica para começar a inscrição da carteira popular por aqui?
    Espero que quando chegar aqui as vagas não tenha acabado,porque os municipios privilegiados são os daí d Vitória primeiro,e tem uma população bem numerosa.rs,rs,rs,rs…

    Ass: Gleicy

    1. paulofoletto disse:

      Essa informação você encontra no site do Detran.

  20. kleidy disse:

    quando ira comesar as inscrições do cnh para as pessoas de colatina

    1. paulofoletto disse:

      Não existe inscrição só para Colatina ou outra cidade. É para o Estado todo.
      Leia a reportagem no blog ou entre no site do Detran. Está tudo lá.
      Boa sorte!

  21. ludmila viana silva e silva disse:

    qndo q sera as inscriçoes para as outras regioes como cachoeiro de itapemirim?aguardo resposta mo meu email obrigado

    1. paulofoletto disse:

      Não tem calendário específico para cada cidade ou região. A inscrição é para todo o Estado. Leia com atenção a
      reportagem aqui no blog ou entre no site do Detran-ES. Está tudo explicado de forma clara.
      Boa sorte.

  22. mayara soares juliao disse:

    eu perdi minha senha ,e meu numero do email esta errado ,preciso imprimir como faço

    1. paulofoletto disse:

      Entre em contato com o Detran-ES.
      http://www.detran.es.gov.br

  23. Ana lúcia disse:

    boa tarde! gostaria de saber se quem é encostado pelo inss ou aposentado por invalidez pode estar entrando nesse programa? obrigada!!

    1. paulofoletto disse:

      Quem está afastado recebe pela previdência e geralmente o benefício é maior que os dois salários mínimos de renda familiar exigidos pelo programa CNH Social. Mas leia com atenção a reportagem no blog e no final da matéria tem um link onde saberá mais detalhes.

  24. helen cristina da silva disse:

    moro em nova venecia no espirito santo, gostaria de saber se tambem vamos ser beneficiados, e como faremos as inscriçoes

    1. paulofoletto disse:

      Estando dentro dos critérios do programa CNH Social pode. Leia com atenção a reportagem do blog postada ontem, dia 19.

  25. lene disse:

    a pessoa tem que ser beneficiaria do bolsa família?

    1. paulofoletto disse:

      Primeiro: A renda familiar não pode ser maior que dois (02) salários mínimos;
      Segundo: ser beneficiado pelo Bolsa Família é um dos requisitos.
      Leia com atençao a matéria do blog que está tudo explicado.

  26. Marinalva disse:

    No segmento do detran,só tem essas opções:
    desempregado
    Estudante,Egresso…como vou colocar que recebo até dois salário mínimo??

    1. paulofoletto disse:

      Leia com atenção as informações no link onde fez a inscrição. Lá está o calendário: após as inscrições os candidatos serão convocados para apresentar a documentação e será quando terão que comprovar a renda familiar.

  27. eu sou um assalariado recebo na faixa de 900 reais eu posso fazer de graca?

    1. paulofoletto disse:

      Prezado,
      só pessoas que têm renda FAMILIAR de até dois (02) salários. É a primeira condição do programa do governo.

  28. wagner oliveira disse:

    eu quero saber como que eu faço para me escrever

    1. paulofoletto disse:

      Veja no nosso blog a reportagem posta dia 19 passado. Leia com atenção e no final da matéria tem os links que você precisa saber
      para se inscrever.

  29. Flávia disse:

    Se eu for selecionada agora para tirar carteira de moto (A), depois posso me inscrever novamente para tirar carteira de carro(B)? Pois na hora de preencher coloquei só A.

    1. paulofoletto disse:

      Recomendamos tirar sua dúvida junto ao Detran-ES.
      Telefone: 154 (Disque Detran)

  30. eu gostaria muito de tirar minha carteira de abilitaçao

    1. paulofoletto disse:

      Se atender aos requisitos estabelecidos, esta é a hora!
      Boa sorte.

  31. Maria disse:

    ola!!
    Eu trabalho de carteira assinada,mas recebo menos que dois salários mínimos.
    Eu posso me escrever nesse programa??

    1. paulofoletto disse:

      Se a renda familiar for menor que dois salários mínimos pode, desde que se enquadre nos demais critérios do programa CNH Social. Leia com atenção a reportagem publicada no blog no dia 19 passado.

  32. kennia alcantara justino disse:

    como me inscrever ?

    1. paulofoletto disse:

      Leia a reportagem publicada dia 19 aqui no blog e terá todas as informações que precisa, inclusive o link para se inscrever.

  33. Leticia disse:

    Olá, Paulo. Uma dúvida: em certa parte do cadastro perguntam qual data da minha última demissão. Nunca trabalhei, portanto, não tenho resposta. Entretanto, se não coloco nenhuma data, não consigo avançar em meu cadastro. O que devo fazer? Colocar a data de expedição da minha CTrabalho, por exemplo?

    1. paulofoletto disse:

      Leticia, sugiro que você entre no site do Detran pra melhores informações.

  34. Rociele disse:

    Oi, gostaria de saber se estágio também é considerado um emprego (está assinado na carteira de trabalho). Obrigada!

  35. Leticia disse:

    Olá, Paulo. Uma dúvida: em certa parte do cadastro me perguntam a data de minha última demissão. Nunca trabalhei, portanto, não tenho resposta. Entretanto, se deixo o espaço em branco, não consigo avançar o cadastro. O que devo fazer? Colocar a data da expedição da minha carteira de trabalho, por exemplo?
    Obrigada
    Leticia

  36. Luana Ramos disse:

    Olá, alguém pode me ajudar? Bo, eu terminei o ensino médio em 2009 em escola da rede pública, eu tinha 16 anos agora estou com 18 eu não trabalho e nunca trabalhei eu gostaria de saber em qual desses eu me encaixo desempregado, estudante o egresso? e eu posso participar? mais eu nem estudo mais então acho que estudante não né?

    1. paulofoletto disse:

      Luana, pedimos que você entre no site do detran. http://www.detran.es.gov.br/

  37. Karina disse:

    O programa vale pra quem faz faculdade (pública)?

  38. Karina disse:

    MAs quem é do interior do estado já pode se inscrever?mesmo sendo que o programa só vai chegar aqui no que vem?

    1. paulofoletto disse:

      Prezada, as inscrições já começaram para todo o Estado. Leia atentamente a reportagem no blog no dia 19 passado. No final da matéria tem o link para o regulamento do Programa CNH Social e inscrição, se for o seu caso. Neste regulamento também saberá se o benefício vale para quem faz faculdade pública.

  39. Camila disse:

    Fui fazer minha inscrição e não consta o nome da minha cidade nas opções…e ai?Já olhei no site do Detran mas não encontrei nada que pudesse me auxiliar…Você disse que está aberta a inscrição para todo o estado já…mas moro no interior e só ví como opção de cidade as cidades da grande Vitória!Pode me ajudar?Porque no site não encontrei nada do tipo!OBRIGADA!

    1. paulofoletto disse:

      Quem determinou a inscrição para todo o Estado foi o Detran-ES. Todas as informações estão no próprio site do órgão, que tem um link específico para o programa CNH Social. Primeiro leia o regulamento com atenção e caso ainda continue em dúvida, ligue 154 – Disque Detran-ES ou entre no site: http://www.detran.es.gov.br

  40. NAYARA BRZESKY disse:

    Bom dia!
    Estudantes de ensino superior ou tecnico, que sao bolsistas
    podem se inscrever?

    1. paulofoletto disse:

      Estudante pode sim, mas de escola pública do Espírito Santo. Mas o primeiro critério é a renda familiar. Leia com atenção a reportagem postada aqui no blo no dia 19. No final tem um link para o Detran-ES onde estão outras informações importantes.

  41. gilmar ola disse:

    estou tirando carteira mais demoraram para começar as aulas ja estar quase vencendo posso dar entrada nessa etapa é que o dinheiro acabou moro em sao mateus es tenho condição

    1. paulofoletto disse:

      Leia com atenção a reportagem postada aqui no blog no dia 19. Veja se preenche os critérios estabelecidos. No final da matéria tem o link para o site da CNH Social onde está o regulamento e onde pode fazer a inscrição.

  42. Ari disse:

    Boa tarde,
    Estou fazendo a inscrição, mas quando chego na última pagina aparece o seguinte: ‘Server Error in ‘/’ Application.’ O que devo fazer?

    1. paulofoletto disse:

      Tente falar com o Detran-ES: telefone 154.
      Mas somente em dias úteis.

  43. maxwell .s.silva disse:

    eu quero ter pergunta se quem não tem filho pode participar dessa campanha tambem

    1. paulofoletto disse:

      Favor entrar no site do detran

  44. poxa queria muito fazer a inscrição mas cheguei atrasada,queria tirar minha carteira

  45. lorena santos oliveira disse:

    vcs deviam te divulgado mas sobre a habilitação gratis fui saber no ultimo dia ñ deu tempo de fazer a inscrição preciso tanto. e ñ tenho condições de pagar pra tira.

    1. paulofoletto disse:

      Prezada Lorena, nosso blog não é do governo mas divulgamos aqui porque consideramos que era um “serviço de utilidade pública”. Mas o próprio Governo do Estado divulgou muito esse projeto: jornais, televisão, rádio, internet. Inclusive a inscrição era só pela internet. Você mesma diz que soube no último dia… Enfim, poderia ter feito. Aguarde que no ano que vem o projeto será realizado novamente.

  46. simone martins disse:

    no site do detran nao fala q dia vai comeca as inscricoes nos demais municipios do es. eu moro em linhares gostaria mto de saber quando vai comeca as inscricoes…….

    1. paulofoletto disse:

      Recomendamos ligar para o Detran-ES. Tel 154

  47. Paula disse:

    OLA BOA TARDE!! GOSTARIA DE SABER QDO IRA COMEÇAR A 2° ETAPA
    Carteira de motorista de graça para capixabas….
    NO MAIS OBRIGADA!!!!!

    1. paulofoletto disse:

      Não temos essa informação ainda, mas você pode ligar para o Detran-ES. Ligue 154. Ou entrar no site: http://www.detran.es.gov.br

  48. iris neves disse:

    como e onde me faço inscrição?

    1. paulofoletto disse:

      Veja no site do Detran-ES. Na Grande Vitória o prazo já encerrou. http://www.detran.es.gov.br

  49. joao benedito araujo ribeiro disse:

    gostaria de adiquiri esta abilitação mais não fui sortiado mas comfio em deus que eu vou me escrever de novo

    1. paulofoletto disse:

      Senhor, no ano que vem o projeto será realizado de novo. Mas é importante destacar que não se trata se sorteio. Para se inscrever o candidato precisa preencher alguns requisitos e, após isso, é feita a seleção com base nesses critérios. O regulamento é muito claro e explica tudo.
      um abraço.

  50. lenilda oliveira disse:

    Gostaria de saber quando se há data para a proxima inscricao da carteira de habilitacao social. Perdi essa oportunidade.

    1. paulofoletto disse:

      O programa CNH Social é administrado pelo Detran-ES. Consulte no site as informações que necessita: http://www.detran.es.gov.br

  51. suele disse:

    gostaria de saber quais foram os candidatos para tirar a carteirade graça.

    1. paulofoletto disse:

      Senhora,
      essa pergunta teria que ser feita ao Detran-ES que é o órgão que realiza o Programa CNH Social. Aqui no blog só ajudamos a divulgar o projeto por causa da importância social. No site http://www.detran.es.gov.br será possível entrar no link do projeto e saber como funciona e quais os critérios estabelecidos. Está tudo lá.

  52. nilza disse:

    quando sera abertas as excriçoes em colatina?
    e onde me escrevo? obrigada.

    1. paulofoletto disse:

      Senhora,
      entre no site do Detran-ES para saber sobre as inscrições para o interior do Estado e outras informações sobre quem pode participar do programa CNH Social.
      http://www.detran.es.gov.br

  53. Ricardo da conceição silva disse:

    Tenho uma renda que não da suporte para a minha familia,para melhor atender a nececidade do meu lar, busco tirar habilitação.

  54. FABIANA APARECIDA CORREA CLAUDINO disse:

    OLÁ EU NAO TRABALHO,ESTOU DESEMPREGADA FAZ 2 ANOS,E GOSTARIA DE TIRAR MINHA CARTEIRA,MORO NO MUNICIPIO DE CARIACICA;E GOSTARIA DE TIRAR MINHA CARTEIRA PARA DAR UMA RENDA MELHOR MINHA FAMILIA.DESDE JA AGARDEÇO.

    1. paulofoletto disse:

      Prezada, o programa CNH Social do Governo do Espírito Santo apresenta alguns requisitos para a concessão do direito de fazer as aulas e as provas para obter a carteira. Veja no site do Detran se a senhora se enquadra em algum desses requisitos e fique atenta ao calendário e à região que está oferecendo a oportunidade: http://www.cnhsocial.es.go.br
      Boa sorte!

  55. Paula disse:

    MORO EM BAIXO GUANDU E.S. E ESTOU ANSIOSA….
    TEM PREVISÃO PRA ESSA REGIÃO NORTE QDO?
    NO MAIS AGRADEÇO;
    TENHA UM BOM DIA!!!!

    1. paulofoletto disse:

      Essa resposta a senhora obtem no site do Detran: http://www.detran.es.gov.br
      ou pelo telefone: Disque Detran 154
      Boa sorte!

  56. Dayanni Oliveira Dos Santos disse:

    Ola,meu nome e dayanni gostaria de saber quando vai começar as inscriçoes do CNH social em nova venecia ES.Obrigado

    1. paulofoletto disse:

      Veja no site do Detran: http://www.detran.es.gov.br
      ou pelo telefone: Disque Detran 154
      Boa sorte!

  57. walace disse:

    olha e as pessoas de cahoeiro de itapemirim tambem serão beneficiadas?

  58. Ana Carolina disse:

    as incrições acabaram. Vai ter mais alguma chamada ainda este ano? ou só ano que vem? .. E será mais ou menos em que mês?

  59. Izabel Caetano disse:

    gostaria de saber se municipio itarana vai ser beneficiado com cnh gratuito eu fiz inscriçao e resido em itarana

    1. paulofoletto disse:

      Esta informação a senhora obtém no site do Detran: http://www.detran.es.gov.br

  60. Luiz Wellington Cabral disse:

    paulo meu nome é luiz wellington recebo um salario sou empregado a alguns meses nessecito da habilitaçao como meio de trasporte morro em cachoeiro e tenho a ideia de ir ate a vila velha fazer o cadastro,tenho parentes la.
    isso é possivel

    1. paulofoletto disse:

      Luiz, o programa é estadual. Seria importante entrar no site do Detran e se informar sobre o cronograma de atendimento aos municípios. Além disso, parece que o prazo este ano já acabou. Mas apure melhor todas as informações no site http://www.detran.es.gov.br
      Boa sorte!

  61. andressa disse:

    A pessoa que e deficiente tem dieito tambem

    1. paulofoletto disse:

      Entre no site e leia o regulamento do Projeto CNH Social: http://www.cnhsocial.es.gov.br
      Lá eles também divulgam um número de telefone para tirar dúvidas.
      Boa sorte!

  62. cristiano disse:

    boa tarde, por favor me explica uma coisa, tenho renda familiar abaixo do 2 salários mínimos, mas não sou estudante, não recebo bolsa família e nem sou ex-presidiário e mesmo assim posso me cadastrar? se a resposta for sim em qual das opções eu me encaixo no no formulário de inscrição no campo: “segmento”, por favor me ajude, não consegui essa resposta em lugar nenhum, muito obrigado.

    1. paulofoletto disse:

      Cristiano, o critério da renda familiar de até dois salários mínimos é o principal. Mas, além dele é preciso se enquadrar em algum dos quatro subcritérios. Você já falou que não é estudante de escola pública, não é ex-detento nem recebe bolsa família, mas não disse se está empregado. Portanto, se estiver sem emprego está apto a se inscrever e deve entrar no campo “desempregado”.Sugiro que entre no site http://www.cnhsocial.es.gov.br e clique em “O Programa”. Leia com atenção. O regulamento está bem explicado.

  63. Simone disse:

    Bom dia Paulo! Tenho 22 anos e ensino médio completo, nunca trabalhei, moro em Aracruz no ES, moro com meus pais, e só temos a renda dele que é de um salário mínimo. Estou fazendo neste exato momento a inscrição no site CNH social E. Fiz a inscrição para a categoria desempregado, entretanto quando cheguei na parte “:. SEGMENTO: DESEMPREGADO” pede para colocar a data da ultima demissão e o PIS/PASEP. Se eu nunca trabalhei e consequentemente nunca fui demitida o que posso colocar nessa parte?
    Também consta nessa etapa da inscrição para colocar se ja foi empregado e se está desempregado, o que eu coloquei não para se ja foi empregado e sim para estar desempregado.
    Não consigo passar dessa etapa sem colocar algo na Data da Ultima Demissão e o PIS que eu não tenho.
    O que faço?

    1. paulofoletto disse:

      Prezada Simone,
      nós aqui do blog somente divulgamos o Programa CNH Social porque consideramos que é de grande relevância social. As suas dúvidas, porém, devem ser tiradas junto ao Detran-ES. Além do site ( http://www.detran.es.gov.br ) onde existe um link “Fale Conosco” você também pode ligar para o Disque Detran: 154.
      Esperamos ter ajudado.
      Atenciosamente,
      Assessoria Parlamentar.

  64. leo disse:

    tenho mita vontade de ter a minha premeira habilitaçao como eu fasso para ganhar elado detran

    1. paulofoletto disse:

      Prezado, é importante esclarecer: para obter a CNH gratuita é preciso atender às normas estabelecidas. Existem vários critérios. Entre no site http://www.cnhsocial.es.gov.br e leia o regulamento com atenção. Por meio desse site você também fará sua inscrição, se for o caso.
      Boa sorte!

  65. minha habilitação ainda nao venceu,gostaria de pegar a D posso me candidata ?

  66. sou altonoma,e quero me empregar na profissão de motorista

    1. paulofoletto disse:

      Prezada, o programa CNH Social reservou vagas para mudanças de categoria e quem se enquadrar nas normas estabelecidas pode se candidatar. E no caso de ser autônoma, sugerimos que entre no site e leia o regulamento. Está tudo lá, bem explicado. Mas atenção, para este ano não dá mais tempo. O prazo acabou e só o Detran vai fixar, no ano que vem, o novo calendário. Anote o site e acompanhe: http://www.cnhsocial.es.gov.br

  67. eliana disse:

    quero ver a lista dos aprovados cnh social interior do ES nova venecia

    1. paulofoletto disse:

      Para saber isso tem que entrar no site do Detran, onde fez sua inscrição: http://www.detran.es.gov.br ou http://www.cnhsocial.es.gov.br

  68. Sergio Jose de freits disse:

    Eu quero arrumar emprego com mas facilidade classificando a minha carteira
    de Motorista pra D

  69. Crislene disse:

    olá eu trabalho e nao recebo mais que 2 salários mínimos eu posso me inscrever? e agora quando começa segunda fase?

    1. paulofoletto disse:

      Essas respostas você terá lendo o regulamento do Programa no site do Detran: http://www.cnhsocial.es.gov.br

  70. Salete Matheus disse:

    Vai haver uma etapa para 2012? quando está previsto o início dela?

    1. paulofoletto disse:

      Esse é um serviço do Detran, veja no site: http://www.detran.es.gov.br

  71. cristiane maria rodrigues disse:

    muito bom.

  72. Renata O. Silva Araújo disse:

    Gostaria de saber quando será realizada essa inscrição do CNH social em 2012 (Vitória-ES), pois ainda não tenho carteira?

    1. paulofoletto disse:

      Prezada, não temos como responder sua pergunta, mas, sugerimos que entre no site do Detran-ES e acompanhe as notícias sobre o Programa CNH Social. Aproveite para ler o regulamento e ver se você se enquadra nos critérios estabelecidos.
      http://www.detran.es.gov.br

  73. regina da conceição macedo dos santos disse:

    Eu mim escrevi em 2010 e até aqui não mim chamaram,será que eu não fui chamada?porque?

    1. paulofoletto disse:

      Essa resposta a senhora terá somente no Detran. Outra coisa: quando se inscreveu, leu todo o regulamento? Viu se atende aos
      critérios do Programa CNH Social? É importante saber essas informações.
      O site do Detran é: http://www.detran.es.gov.br

  74. POR FAVOR GOSTARIA DE SABER COM SERTEZA A DATA DAS NOVAS INCRICOES DO CNH SOCIAL ES 2012 ,PRA MIM E MAIS QUE UMA REALIZACAO DE UM SONHOÇ MAS UMA NECESSIDADE PESSOAL, ANTECIOZAMENTE MUITO OBRIGADA

    1. paulofoletto disse:

      Senhora,
      essa certeza só o Detran poderá lhe dar. O Programa CNH Social é administrado pelo Detran. Acesse o site http://www.detran.es.gov.br
      para obter as informações.
      Boa sorte!

  75. Monica dos santos disse:

    Bm dia!eu atualmente estou trabalhando,porem ganho menos de 2 salarios…eu posso m canditatar;para ganhar a carteira?obrigada.

    1. paulofoletto disse:

      Vá ao site do Detran e leia o regulamento do programa CNH Social e esclareça esssa e outras dúvidas que tiver a respeito do benefício. Boa sorte!
      http://www.detran.es.gov.br

  76. maria estela disse:

    minha mãe ta querendo fazer uma carteira gratuita pelo qual ela e nós não temos situação finceira para pagar se vc souberem que estão fazendo entre em contato comigo pelo e-mail

    1. paulofoletto disse:

      leia o regulamento do Programa CNH Social e veja se ela se enquadra em algum critério. http://www.detran.es.gov.br

  77. nilda de cassia rios disse:

    Eu gostaria de saber! se pra tirar a carteira de Habilitação É só para homens !, ou mulher tambem pode? eu sou moradora de viana ES. e estou desempregada a uns 3 anos, e gostaria de me candidatar para ganhar a carteira de Habilitação. obrigada.

    1. paulofoletto disse:

      A carteira de habilitação é para todos: homens e mulheres, desde que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo programa do governo. Consulte o regulamento no site: http://www.detran.es.gov.br

  78. aline disse:

    para que tem que ter dois salários mínimos se a preferencia e para desempregados?
    então quem ganha 700 reais não pode fazer a carteira?

    1. paulofoletto disse:

      Senhora, entre os critérios estabelecidos está a renda familiar, que é a principal. Veja no regulamento do programa CNH Social.

  79. Moro em Linhares/ES e fiz minha inscrição o ano passado e ainda não sei se fui selecionada, como faço para saber.

    1. paulofoletto disse:

      Essa informação a senhora deve solicitar ao Detran-ES. Entre no site do órgão e veja os contatos: http://www.detran.es.gov.br

  80. eu nao trabalho e tenho bolsa familia estudo sera que tenho alguma chance?

    1. paulofoletto disse:

      Se a senhora atende aos critérios do regulamento terá grande chance sim.

  81. eu fiz a escriçao no ano passado e eu perdi a escriçao desse ano significa que eu nao vou concigo tira mais?

    1. paulofoletto disse:

      o jeito agora será esperar a próxima etapa de inscrições.

  82. obrigada vou me escrever na próxima etapa
    espero que eu coçiga

  83. minha irma já tem a de carro ela quer a outra sera que ela consegue a outra de graça?

    1. paulofoletto disse:

      Senhora, tudo vai depender se ela preenche os critérios que o programa CNH Social definiu. Quando as inscrições abrirem novamente é importante ler o regulamento para saber se ela pode se inscrever. Mas é bom lembrar que as pessoas selecionadas não ganham a carteira de motorista. Elas ganham a oportunidade de fazer as aulas, os exames e as provas, e precisam passar em tudo.

  84. delvair silva pereira disse:

    sou funcionario publico pago aluguel nunca podi tira minha CNH por questoes finanseiras ai mem der uma soluçao

  85. vanuza alves de paula disse:

    o meu esposo consequiu , a mudança de categoria ,veio a confirmação pelo correio mas quando tinha terminado de preencher todos os papeis a menina do detran da minha cidade disse que ele naum poderia fazer, ma sdepois pegou todos os papeis de novo e ate hj naum tive resposta , por favor m esclareça ,pois estou ate hj sem saber o que aconteceu ninquem m fala nada o nome dele e joão bento de paula, motramos em Pancas manda para meu email a resposta obrigada

    1. paulofoletto disse:

      Prezada senhora, somente o Detran poderá ajudar. Recomendamos que entre em contato pelo site http://www.detran.es.gov.br e envie um e-mail no link CONTATOS ou, se preferir, pelo telefone 154.

  86. Eu moro em são mateus es,as escricoes já estão abertas para meu município

  87. Silvia Dias disse:

    gostaria de saber como me cadastrar , descobri que aqui em São Mateus as inscrições iram ate dia 12 de outubro mas não encontrei nenhum cadastramento no site, como faço a inscrição, no Ciretran de SM não faz…

    1. paulofoletto disse:

      Nesta mesma reportagem que a senhora leu aqui no blog consta o endereço sim. Veja lá: http://www.detran.es.gov.br
      A inscrição só pode ser feita pela internet.

  88. LUCIA disse:

    sempre trabalhei de empregada domestica,mas nunca ninguem assinou minha carteira tenho 33 anos e gostoria de tira minha habilitaçao,mas nao tenho bolsa familia,será q eu tenho chance de conseguir?

    1. paulofoletto disse:

      A senhora precisa ler o regulamento do Programa CNH Social para saber os critérios. Entre no site do Detran-ES:
      http://www.detran.es.gov.br e clique no programa CNH SOCIAL.

      1. bom dia gostaria de saber se vai sair cnh para municipio de itarana obrigado

      2. paulofoletto disse:

        Essa informação a senhora saberá somente no site do Detran-ES, onde estão o regulamento e o calendário de inscrições para o programa CNH Social. Anote: http://www.detran.es.gov.br

  89. daiane nascimento silva disse:

    GOSTARIA D SABER ,SE TEM COMO EU ME ESCREVER,PARA TIRAR A CARTEIRA GRATUITA E O Q PRECISA ,E ELA SERA VALIDA PRA TODO O TERRITORIO NACIONAL? TENHO 22 ANS ,GANHO UM SALARIO MINIMO,E RECEBO BOLSA FAMILIA. E ONDE POSSO ME ESCREVER,OBRIGADA E BOA NOITE …

    1. paulofoletto disse:

      Prezada, a inscrição é feita somente no site do Detran: http://www.es.gov.br Procure o link do programa CNH Social e aproveite para ler o regulamento e o calendário de inscrição. Boa sorte!

  90. cleidimara disse:

    gostaria de saber se os selecionados de outubro ja sairam? sou daqui de linhares.

    1. paulofoletto disse:

      A informação deve ser obtida junto ao Detran. Entre no site: http://www.detran.es.gov.br

  91. EUNICE DE ASSIS E SILVA disse:

    BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER PORQUE QUANDO VOU FAZER MINHA INSCRIÇÃO, NA PARTE CONTINUAR SÓ DA SERVE ERRO?

    1. paulofoletto disse:

      Favor entrar no site do Dentran. Ou nesse endereço: http://www.cnhsocial.es.gov.br/apresentacao/

  92. Maria da Conceição Rocha Lima Cesconetto disse:

    Boa Noite, gostaria de saber se a renovação de carteira está inclusa neste programa, ou se é sóa primeira habilitação.

    1. paulofoletto disse:

      A senhora deve tirar sua dúvida lendo o regulamento do Programa. Entre no site do Detran-ES e confira no link CNH Social: http://www.detran.es.gov.br

      1. maria aparecida pereira dos santos santanna disse:

        gostria de fazer a inscrição para habilitação popular mas não estou conseguindo me esplique por favor.

      2. paulofoletto disse:

        É preciso entrar no site do Detran, onde vai encontrar o link CNH Social.
        http://www.detran.es.gov.br

  93. ADRIAN disse:

    COMO FASO PARA VER SE EU ESTOU NA LISTA ?

    1. paulofoletto disse:

      Todas as informações somente no site do Detran: http://www.detran.es.gov.br

  94. REGINALDO disse:

    Eu gostaria de saber se tem como mudar de categoria da D para E

    1. paulofoletto disse:

      Leia atentamente o regulamento do Programa CNH Social. É possível se inscrever para mudança de categoria sim.
      Entre no site: http://www.detran.es.gov.br

  95. alexsandro moreira da cruz disse:

    eu estol trabalhando so que meu salario e´7.10reas eu posso adiquirir a cnh

    1. paulofoletto disse:

      Leia atentamente o regulamento do Programa CNH Social. É possível se inscrever para mudança de categoria sim.
      Entre no site: http://www.detran.es.gov.br

  96. Marilde Pereira disse:

    Gostaria muito de tirar minha carteira de motorista há anos que venho fazendo planos de tirar , mas segundo oque li não vou poder por motivo de ser aposentada. Ou será que posso?

    1. paulofoletto disse:

      Todas as informações estão no regulamento do concurso: quem pode e quem não pode. Veja no site do Detran: http://www.detran.es.gov.br
      Mas, é importante dizer que o benefício é para qualificar trabalhadores que precisam arranjar emprego ou melhorar a renda familiar com a profissão de motorista.

  97. DANIELE CARES DOMINGOS disse:

    GOSTARIA DE TIRA A CARTEIRA PRA MELHORA MINHA RENDA FAMILIAR MAIS NAO TENHO CONDIÇAO DE PAGA COMO FAÇO.

    1. paulofoletto disse:

      Senhora Daniele, como está no título da reportagem, a carteira é de graça. Leia o regulamento do Programa CNH Social e veja se está habilitada para disputar uma vaga. Acesse: http://www.cnhsocial.es.gov.br/apresentacao/

  98. jean carlos ferreira abreu disse:

    como que faso para c cadrasta

    1. paulofoletto disse:

      Faça seu cadastro no site: http://www.cnhsocial.es.gov.br
      Lá também vai encontrar o regulamento e outras informações importantes.
      Boa sorte!

  99. Maria eugenia maia rocha disse:

    Gostaria muito de tirar minha carteira de motorista há anos que venho fazendo planos de tirar , mas segundo oque li não vou poder por motivo por eu recebe o bolsa Familha eu recebo só um salario minimo. Ou será que posso

    1. paulofoletto disse:

      É muito importante que a senhora leia o regulamento para tirar todas as dúvidas. Entre no site http://www.cnhsocial.es.gov.br

  100. ADILSON MARCELINO CORDEIRO disse:

    SOU FUNCIONÁRIO PUBLICO MUNICIPAL TENHO JA CNH AB MAS MINHA RENDA É 668.00 POSSO PARTICIPAR DA CNH SOCIAL MUDANÇA PARA CATEGORIA D. ME RESPONDA

    1. paulofoletto disse:

      É muito importante que leia o regulamento para tirar todas as dúvidas. Entre no site http://www.cnhsocial.es.gov.br

  101. Lourena disse:

    Olá Paulo, gostaria de saber se posso fazer a inscrição pois tem pouco tempo que sai do meu estágio, mas agora estou desempregada, estágio conta como emprego?? tem menos de um ano.

    1. paulofoletto disse:

      Entre no site http://www.cnhsocial.es.gov.br leia o regulamento e esclareça suas dúvidas.

  102. sivalni prates botelho junior disse:

    a partir de que dia começa selecionar as pessoas nesse ano de 2014 ?

    1. paulofoletto disse:

      Senhora, recomendamos que entre no site e leia o regulamento, prazos e critérios do Programa CNH Social do Governo do Estado do Espírito Santo. Acesse: http://www.cnhsocial.es.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s