15/04/2014 – Foletto vai representar o Brasil no Mercosul

parlasulO estado do Espírito Santo tem representante ocupando uma cadeira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). O deputado federal Paulo Foletto foi escolhido para integrar o colegiado de brasileiros no Parlasul, composto por 27 deputados federais e 10 senadores.

A primeira reunião de trabalho será no dia 22 de abril no Itamaraty em Brasília, com o ministro das Relações Exteriores, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, para tratar das relações com o Mercosul e as perspectivas de acordo com a União Europeia.

Foletto passa a exercer, simultaneamente, as atividades parlamentares como deputado federal, no Congresso Nacional, e como representante brasileiro no Parlasul. A Câmara Legislativa do Parlasul está sediada em Montevidéu, no Uruguai.

O Parlasul é uma instituição de caráter legislativo, constituído com a participação de países que formaram o bloco econômico que recebeu a denominação de Mercosul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. “Vamos trabalhar principalmente para avançar nos acordos do comerciais internacionais. A primeira reunião na Câmara Legislativa do Parlasul acontecerá no dia 28 e 29 de julho em Montevidéu, Uruguai.

Caberá à representação de cada país exercer o papel de órgão de ligação entre o Congresso Nacional e o Parlamento do Mercosul. A representação deverá apreciar e emitir pareceres sobre todas as matérias de interesse do bloco regional que venham a ser submetidas ao Congresso. Também poderá realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil e examinar anteprojetos encaminhados pelo Parlasul. Esses anteprojetos podem tornar-se leis nacionais em cada país, com o objetivo de harmonizar as legislações sobre determinados temas entre os integrantes do Mercosul.

Entenda o Parlasul

Parlasul – O Parlamento do Mercosul (Parlasul) é um órgão democrático de representação civil da pluralidade ideológica e política dos povos dos países-membros do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O Parlasul foi criado em 9 de dezembro de 2005 e teve  sua primeira sessão realizada em 7 de maio de 2007.

O Brasil, como os demais países da América do Sul, tem assento no parlamento do bloco com uma representação composta por deputados e senadores no exercício de seus mandatos.

Mercosul –  Conhecido como Mercado Comum do Sul, o Mercosul  é a união aduaneira, ou seja, os países membros têm livre-comércio intrazona e adotam uma política comercial comum na América do Sul. Em sua formação original, o bloco era composto por cinco países, sendo: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Além destes países, que são os Estados Plenos, o bloco possui cinco Estados Associados: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador. 

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. ODMAR disse:

    Parabenizo decisão de participar do Parlasul. Em 2011 estive numa missão de 15 dias no Mercosul, que discutia ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA nos países membros e associados. Assunto que pode e precisa voltar a pauta daquele parlamento e dos fóruns de economia do Mercosul.
    Mais uma vez parabenizo com votos de profícua participação.

    ODMAR PÉRICLES NASCIMENTO

  2. ADILSON OLIVEIRA TEIXEIRA disse:

    parabéns deputado paulo foletto por mais essa vitória .

  3. paulofoletto disse:

    Obrigado. Contamos com você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s