Cooperativismo

22/10/07 – Nova legislação para cooperativas

O projeto de lei nº 03/2007, de autoria do senador paranaense Osmar Dias (PDT), que especifica a nova Lei Geral do Cooperativismo, em tramitação no Senado Federal, foi debatido na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales).  A audiência pública, promovida pela Frente Parlamentar Estadual de Apoio à Política Estadual do Cooperativismo da Ales, discutiu a necessidade de modernização da legislação voltada para as cooperativas brasileiras.

Durante a audiência, foi realizada a cerimônia de posse dos membros da Frente Parlamentar do Cooperativismo, que tem como presidente o deputado estadual Paulo Foletto (PSB), proponente do evento.

18/07/2005 – Política Estadual de Cooperativismo

A ideia de se instituir a Política Estadual do Cooperativismo, que consiste no conjunto de diretrizes e regras voltadas para o incentivo à  atividade cooperativista e ao seu desenvolvimento no Estado, partiu do deputado Paulo Foletto (PSB). Porém, por vício de origem, o parlamentar solicitou ao Governo do Estado o aperfeiçoamento da matéria para posterior envio à Assembleia Legislativa. O assunto foi debatido com o então presidente da Ales, deputado César Colnago (PSDB), numa reunião com representantes de cooperativas.

26/11/03 – Foletto propõe instituição da Política Estadual de Cooperativismo

Parlamentares estaduais e 20 representantes de cooperativas de crédito se reuniram na Assembleia Legislativa, com o deputado Paulo Foletto (PSB), que anunciou um pedido feito ao governo do Estado: a Indicação n.º 147/2003 para a instituição da Política Estadual do Cooperativismo.

Paulo Foletto, que é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, explicou que estava em tramitação um projeto de lei de sua iniciativa. No entanto, como a iniciativa tem que ser do Executivo, foi necessário remeter o projeto para o Palácio Anchieta a quem compete transformá-lo em Mensagem Governamental a ser enviada à Assembleia Legislativa.  O presidente da Organização e Sindicatos das Cooperativas (Ocees), Benjamin de Freitas Pinheiro, classificou a medida como importante e necessária para o setor.

24/06/03 – Frente de Apoio ao Cooperativismo

O deputado Paulo Foletto (PSB) foi eleito presidente da Frente de Apoio ao Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O vice-presidente é Cláudio Thiago (PL). A Frente deverá, entre outros objetivos, incentivar as atividades e ações das cooperativas existentes no Espírito Santo e apoiar a formação de novas cooperativas, que visem beneficiar o desenvolvimento capixaba.